Pular para o conteúdo principal

Para distrair e ocupar a mente na quarentena

Nesses tempos complicados que vivemos, manter a mente saudável parece ser uma das coisas mais impossíveis do mundo. Para mim, a saída mais fácil tem sido ocupá-la o máximo de tempo possível e com as atividades mais variadas.

Pensando que isso talvez possa ajudá-los também, decidi compartilhar com vocês algumas das coisas que descobri nesse tempo de isolamento.

Vamos lá?
_____________________________________

PARA QUEM GOSTA DE APRENDER NOVOS IDIOMAS:

1. A escola online de idiomas Babbel está oferecendo um mês gratuito para estudar qualquer idioma que eles tenham disponível no site, ou seja, você pode aprender gratuitamente UMA dentre as seguintes línguas: inglês, francês, espanhol, italiano, russo, alemão, turco, sueco, dinamarquês, norueguês, indonésio, holandês ou polonês. Caso queira saber mais ou se inscrever, acesse este link AQUI

2. Eu, por ser fã de doramas, tenho muita curiosidade com o coreano. Há um tempo, conheci o canal "Aprendendo coreano", da professora Aileen. Lá, ela oferece um curso gratuito de coreano para iniciantes, que você pode acessar clicando AQUI.
_____________________________________


PARA QUEM AMA LER:

1. Para os amantes da leitura que querem ocupar sua cabeça com novas histórias, a Amazon disponibilizou inúmeros ebooks gratuitos. Para conhecê-los, basta clicar AQUI

    woman covering her face with white book
  • OBS 1: Para aqueles que têm a condição de desembolsar vinte reais por um ou dois meses, há a opção de assinar a Amazon Prime ou o Kindle Unlimited, o que amplia ainda mais a gama de ebooks disponíveis para a leitura.
  • OBS 2: Para ler os ebooks, é preciso ter o aparelho do Kindle propriamente dito ou, então, o aplicativo do celular, que pode ser baixado gratuitamente na Google Play Store.
2. Voltando a falar de livros gratuitos, existe também a plataforma online Domínio Público, onde são disponibilizados inúmeros documentos (não só textos, aliás!) de domínio público, ou seja, obras que, por serem já mais antigas, podem ser reproduzidas, traduzidas, distribuídas, publicadas e adaptadas sem que, para isso, seja necessária a autorização prévia. São inúmeras obras excelentes, que você pode conhecer acessando o site AQUI.
___________________________________

PARA QUEM GOSTA DE CURSOS ONLINE:
 


O site Catraca Livre realizou um apanhado bem completo, trazendo para nós 40 sites que oferecem cursos online gratuitos para ocupar a mente nesse quarentena. De minha parte, eu já acessei algumas das plataformas que eles citaram e, o que vou fazer, é falar os prós e/ou contras das que tive a oportunidade de utilizar por mais tempo. 
woman writing on notebook
  • Coursera (acesse clicando AQUI): o layout do site em si é muito bom e tranquilo de utilizar. Os dois cursos que comecei, um sobre mapas mentais e outro sobre marketing digital (não concluí nenhum ainda, vergonha para mim, vergonha para a minha vaca!), são oferecidos pela USP e parecem bem completinhos tendo em vista o que propõem.

    Duas são as desvantagens de realizar cursos na plataforma: em primeiro lugar, a maioria dos cursos está em inglês (tentei aprender coreano em inglês e, ó, não deu muito certo); em segundo lugar, os cursos são gratuitos, mas sem poder realizar as provas, participar dos fóruns e SEM CERTIFICAÇÃO. Caso você deseje o certificado (e as provas e fóruns), precisa pagar US$ 39 pelo curso ou assinar o Coursera Plus, que sai 399 US$ por ano (mas inclui muitos outros cursos, claro).
  • Fundação Bradesco (acesse clicando AQUI): ainda não concluí nenhum dos dois cursos que estou cursando ("TI para iniciantes" e "Ensinando com a web") porque são mais longos, então não tenho muito como falar sobre as avaliações e os certificados (tudo que sei é que são gratuitos) Mas já pude perceber algumas coisas em relação ao site: primeiro, a plataforma buga; e, segundo, você vai MESMO ter que permitir pop-ups. No entanto, eu acho que no geral vale super a pena escrever porque existem cursos para todo tipo de gosto - e  são cursos bem úteis!
  • Escola Virtual do Governo (acesse clicando AQUI): já concluí dois cursos na plataforma e tenho que dizer que AMEI estudar por ela. Tudo muito simples e intuitivo, cursos bem feitinhos, avaliação constante e certificação gratuita. Fiz primeiro o curso de "Formação de conteudistas para cursos virtuais - módulo I" e, depois, o de "Formação de facilitadores de aprendizagem", ambos desenvolvidos pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
_____________________________________

PARA QUEM GOSTA DE DESENHAR: 

1.
Até o dia 19/04, a Faber Castell disponibilizou o acesso gratuito a todos os seus cursos de desenho. Já fiz dois e gostei muito da experiência! Você pode dar uma olhada nos cursos que estão disponíveis clicando AQUI

person drawing on sketch book near white lantern

_____________________________________

No mais, desejo força e coragem para todos nós, cuidemos de nós mesmos e dos outros, respeitando as recomendações. Àqueles que podem manter-se em casa, fiquem. Já aos que estão na linha de frente, lutando pelas vidas e/ ou mantendo os serviços essenciais em funcionamento, meu muito obrigada. Vocês são foda!

É isso.

Um beijo, um cheiro (virtuais, claro), e até a próxima ♥

Comentários

  1. Realmente há muitas opções para fugirmos do tédio da quarentena, aliás, podemos aproveitar bem nosso tempo com atividades que sempre desejamos e a nossa correria do dia a dia não nos deixa fazer como aprender um idioma ou colocar a leitura em dia. Excelentes dicas de atividades que nos ofereceu, muito boas mesmo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, realmente. São tempos muito difíceis, mas de aprendizado, também. Tenho aproveitado para retomar atividades que eu amava, mas por conta da correria diária deixei de lado, como mexer com biscuit e com o blog. Além disso, dei a mim mesma a chance de tentar concluir um curso online (o que achei que nunca conseguiria), e fiquei bem orgulhosa por ter tido sucesso. Fico feliz que tenha gostado das dicas <3

      Excluir
  2. Realmente tem muitas opções e é muito importante que a gente tente manter a mente boa durante esse período.
    Eu tenho tentado fazer várias atividades e descansado em alguns períodos também.
    Já fiz curso pela Fundação Bradesco e gostei muito. Excelente dica!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, afinal, somos os nossos maiores companheiros agora, não é? Fico feliz que tenha gostado do post. Apesar de não ter mencionado o descanso, tem sido algo que me permiti também. Na correria dos dias, muitas vezes esquecemos de tirar um tempo para, simplesmente, parar um pouco. Abs! ♥

      Excluir
  3. Nesse período de quarentena eu aproveitei para entrar em um curso de idiomas com professora particular. optei pelo inglês pois é uma língua que eu sempre quis aprender.

    Peguei várias dicas nesse post <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente escolha! Fico feliz que minhas dicas ajudaram ♥

      Excluir
  4. Com certeza um dos maiores desafios para mim nessa quarentena tem sido me manter mentalmente saudável, e manter minha ansiedade sob controle, evitando crises. Felizmente, já trabalhava de home office, então nesse sentido minha rotina não mudou, continuo trabalhando e isso já ajuda muito a manter a mente ocupado. E tenho feito também algumas das coisas que você citou: fiz dois cursos online e tenho lido mais e assistido mais séries e filmes. Ah, uma dica extra: além da Amazon, o Google Books também disponibiliza vários ebooks gratuitos e para quem tem android não precisa baixar nenhum aplicativo pra ler, já que o Play Livros geralmente vem instalado de fábrica. Excelente post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre ansiedade, entendo bem. Uma coisa que tem me ajudado são os chás. Camomila, principalmente. Além disso, tenho dado o devido valor ao lazer e à arte, duas coisas que sempre me mantiveram mais calma. Ontem, por exemplo, passei o dia inteiro vendo dorama e mexendo com biscuit. No mais, tenho me dado um desconto. Se dê, também. Temos todos os motivos do mundo para não estarmos bem. ♥ Agradeço muito a dica do Google Books. Depois vou editar e acrescentar isso à postagem, com os devidos créditos, claro. Abs e força para nós ♥

      Excluir
  5. Oiii! Como vai? Pelo visto, tem burlado esse período caótico e necessário muito bem, não é? Bom, posso dizer que eu também! aqui em casa temos produzido bastante, e tentado levar esse momento da melhor forma possível! Minha filha tem estudado muito, eu tenho feito home office do meu trabalho (sou gestora de uma creche municipal), tenho lido bastante, o que, consequentemente, tem me levado a produzir bastante conteúdo para a galera em minhas redes sociais! Ah, também temos assistido a muitas séries também! ;) Suas dicas são valiosas a quem precisa neste instante! Parabéns! Bjkass!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se tenho burlado tão bem assim porque, nesses últimos dias, a ansiedade voltou com toda a força. Mas essas atividades que citei no post, além das séries e do biscuit, têm me ajudado bastante a me manter mais calma. Fico feliz que tenha gostado das dicas, é ótimo saber que você e sua família também conseguiram encontrar estratégias para lidar melhor com tudo. Abs e força para nós! ♥

      Excluir
  6. Quantos projetos interessantes disponíveis e o melhor de tudo: gratuitos! As empresas que tiveram essa iniciativa estão de parabéns, nesse período difícil de quarentena todos têm que se ajudar, cada um fazendo sua parte contribui e muito para que possamos passar por esse momento delicado da melhor forma possível. Achei genial o curso da Faber Castell, estou pensando em aderir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, acho que os cursos Faber só estavam disponíveis até ontem. Mas existem excelente canais do Youtube que também ensinam sobre desenho, posso compartilhar por aqui se for do seu interesse. Abs! ♥

      Excluir
  7. Que post abençoador! Dicas ótimas pra aproveitar esse tempo em casa. Amei a doca pra aprender coreano!!!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, quantos cursos interessantes. E pensar que tem gente entediada por não ter o que fazer. E eu que achei que ficaria doida, já estou pensando que talvez depois que tudo isso passe, terei tempo livre para fazer menos coisas. É que eu preenchi tanto os meus dias com receio de surtar ao ficar a casa, que estrapolei.
    Eu amei a dica dos cursos, principalmente da Faber Castell
    Vou levar o link para passar adiante para alguns amigos. Valeu...

    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKK minha cara começar mil coisas e depois ficar maluca. Acho que os da Faber só ficaram disponíveis até o dia 19/04, mas conheço canais do Youtube que ensinam sobre desenho. Posso divulgar aqui, caso tenha interesse. Abs! ♥

      Excluir
  9. Oiê! Amei as dicas!
    Eu não fazia ideia de que a Babbel disponibilizou 1 mês grátis, já abri o link pra me inscrever! Salvei taaantos livros no Kindle, que não sei nem se serei capaz de ler todos, hahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, era só até o dia 19/04 :/ mas existem muitos canais do youtube que também disponibilizam conteúdo gratuito sobre desenhos, como o da Mariana Cagnin.
      Também baixei mil livros, agora tô lutando pra ler pelo menos alguns e desafogar a lista de não lidos, hahaha.
      Abs! ♥

      Excluir
  10. Estou no trigésimo oitavo dia de quarentena...Já tenho tenho tantos livros no kindle, fora os físicos, que serão impossíveis de ler todos... Mas meus dias tem sido bem movimentados, minha filha tem muita criatividade, mas adorei as dicas...Fiquei pensando em aprender coreano, vou dar uma olhada lá no site...
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Que bom que deseja deixar um comentário para mim. Opiniões são sempre bem-vindas e me deixam muito feliz. Mas mantenha o respeito, sim? ♥